Cases de sucesso 02

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Gerenciamento de Energia nas Universidades

 

Objetivos

Tem como objetivo principal promover a capacitação de estudantes de engenharia em agentes multiplicadores dos conceitos de uso eficiente e seguro da energia elétrica, por meio das atividades previstas na metodologia PROCEL Educação, bem como estimular a realização de ações pedagógicas que visem a sensibilização das pessoas e as mudanças dos hábitos de consumo da universidade.

Desta forma, o projeto buscou envolver professores e alunos da universidade de forma direta e, indiretamente, suas famílias e as comunidades do entorno, por meio da disseminação de informações básicas sobre o uso racional da eletricidade, com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica em suas residências, bem como disponibilizar aos participantes um conjunto de atividades educacionais (material didático, unidade móvel de ensino, portal na internet, maquetes e experimentos), visando promover vivências presenciais e interativas.

 

 

Descrição

O projeto de Gerenciamento de Energia nas Universidades utilizou a metodologia PROCEL Educação – A Natureza da Paisagem – Energia Recurso da Vida e lançou mão de diversas atividades complementares relacionadas aos princípios de uso racional e seguro da eletricidade, para disseminar conceitos, promover mudanças e/ou aquisição de hábitos positivos relacionados à conservação de energia elétrica.

O processo de capacitação dos alunos de engenharia teve como base a aplicação da metodologia e utilização dos materiais didáticos do PROCEL Educação: Livro, Livro do Professor, Livros 01, 02, 03, 04 e 05, Álbum Seriado, Folder, Jogo Lúdico, Educativo e Programa de Vídeo.


As ações pedagógicas e atividades complementares foram realizadas por meio do acesso a um conjunto de iniciativas disponibilizadas à comunidade escolar, para que os professores pudessem desenvolver o tema em sala de aula e envolver seus alunos e familiares.

 

 

Metas e Benefícios

O projeto “Gerenciamento de Energia nas Universidades" teve como meta beneficiar diretamente educadores e alunos da engenharia.

Desta forma, o projeto beneficiou:


· 01 Universidade e 3 faculdades em Minas Gerais;
· 450 alunos de engenharia;

Entretanto, a principal meta foi promover o consumo consciente e seguro da energia em favor da preservação do meio ambiente, bem como multiplicar o conhecimento e a mudança de comportamento junto aos estudantes e professores das Universidades de Minas Gerais.

 

Os benefício são:


• Benefícios Diretos:


- Estudantes de Engenharia: Difusão dos conceitos de uso racional e seguro da energia elétrica, por meio da capacitação de educadores, bem como através de atividades complementares e do fornecimento de materiais didáticos digitais.


- Professores e servidores da instituição de ensino: Mudanças de comportamentos socioculturais, para garantir que haja uma mudança de percepção quanto a relevância do uso racional e seguro da eletricidade;


- Cumprimento dos pressupostos do programa PROCEL Educação, para atingir resultados no combate ao desperdício de energia elétrica, por meio da Educação Ambiental, da eficiência energética e da preservação dos recursos naturais;


Economia média estimada de energia elétrica por aluno de 07 (sete) kWh/mês ou 84 kWh/ano, conforme dados estatísticos do PROCEL Educação – Base 1990/2003.


• Benefícios Indiretos


- Estabelecer uma política de Eficiência Energética nas Universidades e Faculdades, de maneira a levar à comunidade academica conceitos que sejam incorporados nas ações diárias visando o uso racional e econômica da energia elétrica;


- Sensibilizar educadores, alunos e comunidade em geral sobre a natureza econômica da energia elétrica, da produção ao consumo, enquanto combustível escasso e não-renovável;


- Disseminar práticas de economia de energia, segurança, cidadania e preservação do meio ambiente;