Institucional

Home / Institucional

Visão

 

Apesar da crescente sensibilidade ao tema, constatamos que a fatura mensal de energia elétrica ainda é uma “caixa-preta” de difícil compreensão para grande parcela dos consumidores empresariais, e que oportunidades significativas de racionalização são na maioria das vezes ignoradas.

Acreditamos que o conhecimento é a arma essencial contra o desperdício de energia (e de dinheiro), e um instrumento poderoso para motivar o consumidor a adotar comportamentos sustentáveis - sistemas inteligentes de gestão energética são a melhor ferramenta para educar este consumidor.

 

Nosso Objetivo

 

Ser a escolha preferencial em soluções de gestão de desempenho energético empresarial para o mercado brasileiro.

 

Nossa Missão

 

Prover aos nossos clientes soluções acessíveis de tecnologia e serviços continuados de gestão de energia; gerar oportunidades de captura de valor ao lhes proporcionar melhor visibilidade e controle do impacto de seu desempenho energético sobre seus negócios, a sociedade e o meio-ambiente.

 

Modelo de negócio

 

  • Serviços “turn-key” de monitoração e gestão do desempenho energético:

  • instalação de leitores inteligentes é realizada sem necessidade de qualquer interrupção da rotina operacional do cliente;

  • não demanda qualquer infra-estrutura dedicada de TI/Telecom;

  • plataforma de monitoração e gestão 100% web, disponibilizada em modelo “SaaS – Software as a Service”;

  • apoio de um time de especialistas para análise e planejamento de ações de melhoria do desempenho energético.

  • Contrato de serviços flexível e transparente, baseado em uma assinatura mensal para uso da plataforma:

  • valor da assinatura definido pela quantidade de unidades consumidoras gerenciadas.

 

Oferta adicional de serviços de consultoria especializada, integração e/ou customização da solução, disponível via contratação de projeto sob demanda.

 

A GeBrax Gerenciamento de Energia Ltda é uma empresa brasileira que atua no mercado de eficiência energética desde 2007 atuando em todos os segmentos da economia de Minas Gerais.


Sintonizada com as atuais necessidades do mercado produtor e consumidor de energia, a GeBrax vem desenvolvendo, através do seu corpo técnico especializado, notáveis contribuições ao aprimoramento e eficiência do uso de energia no Brasil, sempre em consonância com as melhores práticas de governança e meio ambiente vigentes no Brasil e no Mundo.

A GeBrax vem viabilizando nos últimos anos Acordos de Cooperação Técnico-Científico com Universidades que têm tradição de serem centros de capacitação e inovação na área de energia, além de dispor de um conjunto de intercâmbios de tecnologia e experiências com instituições nacionais e internacionais reconhecidas na comunidade científica, que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento de estudos de eficiência energética.

 Para oferecer a melhor tecnologia disponível para o cliente, a GeBrax conta com um elenco de profissionais e empresas, nacionais e internacionais, com renomada experiência e capacitação, nas mais variadas áreas de especialização, colocando à disposição dos seus clientes, tecnologia, equipamentos e know-how de última geração.

Esta conjugação de excelências permite a viabilização de soluções técnicas e o fornecimento de equipamentos e produtos que assegurem a eficácia das ações.

 

Com as reduções de custos alcançados após a implantação do projeto de Eficiencia Energética, podemos destacar outras grandes vantagens inerentes a este tipo de projeto, dentre elas:

    • Aumento da competitividade empresarial através da redução dos custos operacionais alcançados;
    • Maior confiabilidade operacional devido ao novo parque instalado, inclusive as garantias dos fabricantes de equipamentos;
    • Redução dos custos de manutenção;
    • Adequação e ou mitigação de impactos ambientais;
    • Sustentabilidade ambiental- eventuais créditos de carbono;
    • Promoção da imagem corporativa positiva da empresa junto os funcionários, acionistas e sociedade.

 

 o que fazemos

A GeBrax Gerenciamento de Energia desenvolve projetos de eficiência e racionalização de uso para a economia de energia e água com obtenção de resultados financeiros nos processos técnicos consumidores através de know-how próprio e exclusivo.

Ao optar pelos serviços personalizados da GeBrax comprova-se que as soluções encontradas estão baseadas no alcance do melhor ponto de equilíbrio entre investimento X resultados X sustentabilidade X confiabilidade operacional, e tem consistência aos melhores recursos técnicos e econômico disponíveis.

 

O processo de trabalho é sistêmico envolvendo:

      • avaliação diagnóstica criteriosa e pormenorizada da realidade da organização;
      • desenvolvimento de projetos compatíveis com indicação clara e real da geração de rentabilidade e retorno do investimento e plena aderência às normas ambientais pertinentes, atingindo o perfeito atendimento aos requesitos legais necessários.

No desenvolvimento dos trabalhos, cada etapa relevante do processo é validada em decisão conjunta com o cliente, para os devidos ajustes e melhor escolha das alternativas sugeridas.

Assim, consolida-se ao final de cada fase os sucessivos direcionamentos do escopo proposto, tendo a certeza do sucesso do empreeendimento como um todo.

Prevê, ainda, todas as providências necessárias para a implantação dos processos, de forma controlada e não desestabilizando as atividades existentes e tão pouco a continuidade do ritmo habitual do cliente; gerenciamento de implantação e apresentação de relatórios técnicos conclusivos indicando os resultados econômico/financeiros alcançados.

Parte integrante de nosso trabalho é auxiliar o cliente na implantação do Sistema de Gerenciamento Energético, o qual fará com que a empresa seja sempre bem direcionada e atualizada em eficiência energética.

Ao final, são apurados os resultados financeiros alcançados efetuando-se as Medições e Verificações, comparando ao objeto proposto acordado nas premissas de projeto e contrato prévio formalizado.

Isto é possível, graças ao abrangente leque de soluções disponibilizadas e ao corpo técnico especializado da GeBrax, que está em constante atualização no tocante às sempre presentes novas tecnologias.

 

Os projetos da GeBrax são firmados mediante Carta de Intenções e Termo de Compromisso entre as partes envolvidas . A sua redação é personalizada, prevendo todas as características inerentes às peculiaridades do cliente e da capacitação da GeBrax.

Portanto, para a formação destes documentos, a GeBrax realiza avaliação diagnóstica preliminar, projetando as possibilidades de obtenção de resultados na(s) área(s) onde há possibilidade de economia e aumento de rentabilidade.

Incluem-se ainda, entre outros:

• Estudo de viabilidade técnico econômica
• Estudo de viabilidade financeira e linhas de crédito disponíveis
• Plano de gerenciamento das implementações
• Cronograma físico financeiro
• Plano de medições e verificações- M&V
• Gerenciamento e execução das implementações
• Detalhamento de especificações de máquinas, equipamentos, materiais e serviços correlatos
• Treinamento de operações dos sistemas implementados
• Operação assistida e acompanhamento da evolução dos resultados do empreendimento através de M&V
• Implementação de plano de Gerenciamento Energético no cliente
• Manutenção e operação, (caso haja interesse do cliente)

 

As responsabilidades da GeBrax serão em prover todos os trabalhos com a precisão requerida e qualidade comprovada, buscando o resultado prático ao que ora foi apontado nos estudos de redução energética e água.

 

Com sede em Belo Horizonte, a GeBrax atua em todo o território brasileiro nos mais diferentes ramos de atividade, estando apta a desenvolver projetos em busca da geração de economia de energia e água através da melhoria dos processos técnicos.

A GeBrax tem como um de seus grandes talentos a capacidade em articular problemas e desperdícios, convertendo-os em aumento de sua competitividade empresarial por meio de uma maior rentabilidade, aliando a imagem corporativa aos quesitos de sustentabilidade.

Cada situação é avaliada a partir de um ponto de vista sistêmico e coerente, que produz valiosos resultados para as diferentes atividades e empreendimentos, onde podemos mencionar:

  • indústrias

    • Geralmente, os gastos em energia são o terceiro maior custo de uma indústria, superados somente pela matéria prima e pelo pagamento de funcionários. Um dos grandes responsáveis de consumo neste tipo de consumidor são os motores e sistemas térmicos.

    • Com o know-how que a GeBrax dispõe, pode equacionar diversas possibilidades de economia de energia, água e gás, indicando as melhores formas de compra de energia, racionalizando o consumo e/ou empregando tecnologias eficientes, dentro de um projeto criterioso que prevê um processo de ação sistêmica de remodelação da matriz de consumo e demonstração dos resultados econômicos que podem ser alcançados.

    • O consumo de água também é outro importante fator de gastos significativos para determinados tipos de indústria e para ele, a GeBrax se empenha em apresentar soluções geradoras de novos patamares de economia.

 

  • concessionárias de energia

 

    • Com base nos Programas de Eficiência Energética das Concessionárias de Energia Elétrica - Lei no 9.991, de 24/07/2000 fica estabelecida a aplicação compulsória de, no mínimo, 0,5% das suas receitas operacionais em programas de eficiência energética em nível de consumo final (alterada pela Lei no 11.465, de 28/03/2007).

    • Dentro desta realidade, a GeBrax idealiza projetos para a mais adequada aplicação dos recursos e implementação das ações pertinentes.

 

  • shopping centers

 

    • De acordo com pesquisas especializadas, o investimento em eficiência energética pode gerar uma economia potencial de até 11% para o comércio varejista. Já para as empresas de supermercados e shoppings centers – grandes consumidores de energia no varejo – o investimento em eficiência energética é capaz de gerar economia entre 23% e 28%, sem que haja necessidade de abrir mão do conforto projetado para estes empreendimentos. ( Fonte: www.totalnews.com.br )

    • No setor de comércio e serviços alguns dos principais investimentos em energia são em sistemas de ar condicionado, refrigeração, iluminação, escadas rolantes e elevadores. A eficiência energética visa produzir para este segmento,o mesmo serviço com menos insumos e consequentemente menores gastos.

    • Podemos afirmar que neste seguimento de atividade, vale a pena observar com atenção a questão de consumo de água, visto que é um grande potencial a ser trabalhado e reduzido.

    • Entendendo adequadamente este contexto, a GeBrax viabiliza soluções personalizadas para as empresas varejistas, independente do porte. O emprego de tecnologias mais eficientes são canalizadas para a criação de um projeto de excelentes resultados, que prevê a remodelação da matriz de consumo e com uma demonstração de resultados econômicos que podem ser obtidos.

 

 

 

  • condomínios comerciais

 

    • Muitos condomínios comercias e residenciais podem tomar medidas que poderão fazer sensível diferença nos gastos com energia. Os grandes focos de ação para a economia estão centrados na racionalização e eficientização de sistemas de ar condicionado, sistemas da iluminação, na readequação do sistema de elevadores, nos sistemas de computadores utilizados e no alcance da máxima eficiência dos sistemas de bombeamentos d'água, entre outros.

    • O fundamental, contudo, é estabelecer um projeto sistêmico e integrado para gerar consistentes quedas nas despesas com energia. Neste contexto, entra também um trabalho de conscientização dos condôminos, que cientes das diretrizes indicadas passam a incrementar a economia.

    • A GeBrax está apta a equacionar todos os fatores intervenientes nas áreas comuns de convivência, assim como em unidades específicas, que em função das atividades desenvolvidas, acabam sendo responsáveis por ampliar as despesas do condomínio. O emprego de tecnologias mais eficientes são canalizadas para a criação de um projeto adequado e funcional, que prevê a remodelação da matriz de consumo e a demonstração dos resultados econômicos que podem ser alcançados.

 

 

 

 

  • setor público

 

    • No Brasil são desperdiçados anualmente cerca de 12,6 milhões de megawatts-hora, energia suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro por um ano. O desperdício representa R$ 11,3 bilhões, dinheiro gasto a mais em energia do que seria necessário. O setor público – municipal, estadual e federal – é o que, proporcionalmente, mais desperdiça energia: cerca de 40% dos gastos são para pagar a conta do desperdício. Desenvolver então, um projeto de redimensionamento de consumo energético pode proporcionar economia e a canalização destes recursos para outros projetos para a melhoria da qualidade de vida das coletividades. (Fonte: www.agenciabrasil.gov.br)

    • A GeBrax se propõe a desenvolver projetos de grande espectro de eficácia, para o sistema de iluminação pública e sistemas de ar condicionado, por exemplo, capazes de tornar empresas públicas e municipalidades em modelos de economia energética, que incluem desde a definição das melhores formas de compra de energia, racionalização do consumo e/ou emprego de tecnologias eficientes, dentro de uma proposta compatível com a realidade do agente público.

 

  • hoteis

 

    • Uma unidade hoteleira deve ter um plano de gestão energética.
    • A GeBrax acredita que esse plano deve incluir:
      • a capacidade de isolamento térmico da envolvente do edifício,
      • a eficiência dos equipamentos instalados, os perfis de consumos anuais de energia dos equipamentos mais utilizados
      • e a potência instalada para diferentes equipamentos por unidade de área.
    • Para otimizar ao máximo a economia energética deve ser instalado um sistema de gestão de energia.
    • Outro insumo que requer especial atenção é o consumo de água. Este tipo de empreendimento é um dos grandes geradores de desperdícios neste insumo.

    • Os principais focos de ação para o setor hoteleiro incluem seis áreas fundamentais:
      • climatização,
      • gestão de energia,
      • iluminação,
      • isolamento térmico,
      • elevadores
      • e água.

 

 

  • hospitais
    • Um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia elétrica em instalações elétricas hospitalares tem sido a iluminação elétrica.

      No esforço para reduzir o consumo iluminação fluorescente é necessário desenvolver projetos sistêmicos que considerem a adoção de novas tecnologias como luminárias com refletores em alumínio anodizado espelhado, lâmpadas fluorescentes tubulares eficientes e reatores eletrônicos de baixas perdas e de alto fator de potência.

    • Atualmente o consumo de energia elétrica em iluminação fluorescente é, em média, mais do que 20% menor, para um mesmo valor de iluminância, do que o consumo de alguns anos atrás.

      Comparando-se o consumo de lâmpadas fluorescentes compactas com lâmpadas incandescentes esse número aumenta mais ainda.

    • Outro sistema de vital importância e grande consumidor de energia é o sistema de climatização e ar condicionado.

      Devido as suas características funcionais especiais visando a não contaminação de áreas, fazem com que estes sistemas contenham filtros de ar muito restritos e fazem com que o consumo neste tipo de instalações sejam elevados.

      Os controles e sistemas de gerenciamento energético aliados à um sistema de controles otimizados garantem o seu adequado funcionamento técnico operacional com a energia necessária, sem desperdícios quanto ao seu uso.

    • Não menos importante, o consumo de energia e água destinados à limpeza e desinfecção de roupas de uso hospitalar bem como roupas de cama, são grandes pontos de desperdício que devem ser observados e tratados adequadamante.

    • Também o consumo de água nos diversos banheiros neste tipo de empreendimento é um fator crucial a ser controlado.

    • A GeBrax desenvolve projetos de eficiência energética, baseados em medições para a devida avaliação e proposição de mudanças.

 

 

 

 

  • companhias saneamento

 

  • agricultura

 

  • faculdades e universidades

 

    • As instituições de ensino superior - IES, por sua vocação em pioneirismo do conhecimento, são campo fértil para a implementação de projetos de inovação em eficiência energética.
    • A GeBrax se propõe a elaborar projetos que podem incluir a instalação de painéis solares, térmicos e fotovoltáicos como forma de promover a micro-produção de energia;
    • a implementação de medidas para o adequado dimensionamento de equipamentos de iluminação exterior e interior;
    • a captação de águas internas para redes de rega;
    • a desativação automática de equipamentos em períodos temporais considerados “mortos”
    • e o monitoramento de consumos energéticos.
    • Também devem ser observados os sistemas de ar condicionado e elevadores pelo seu alto consumo energético nestes empreendimentos.
    • A racionalização do uso do insumo energético e água são decisivos na redução necessária a ser alcançada.