Notícias

28/11/2013
Etiquetagem em Edificações
por procelinfo.com.br

A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação, enquanto o edifício construído deve ser avaliado através de inspeção in loco.

Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória. Saiba mais clicando aqui . Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc, saiba mais clicando aqui.

As etiquetas devem ser emitidas pelo OI3E da Fundação Certi, organismo de inspeção acreditado pelo Inmetro. Para mais informações entre em contato com Jeferson Amaral – oi3e@certi.org.br e (48) 3239-2146. Veja no link as etiquetas comerciais e residenciais já emitidas.

O Procel Edifica disponibiliza uma Lista de laboratórios.xls, distribuídos por todas as regiões brasileiras, que integram Convênios com a Eletrobras e possuem consultores especialistas em etiquetagem de edificações.

Saiba mais sobre o PROCEL EDIFICA - Eficiência Energética nas Edificações visitando o PROCEL Edifica no site do PROCEL Info e no site do PROCEL.